sexta-feira, 5 de junho de 2009

genero linguagem e diversidade

A sociedade constroi, define, molda as relações de gênero(masculino e feminino), assim como as dimensões relacionais de classe, raça/etnia e idade/geração. Por isso as suas desconstruções são tão dificeis, romper com as barreiras de entendimento onde gênero é uma construção biologica e naturalista.

Pensar as diferenças do ser masculino e do ser femenino é fundamental, respeitando cada ser e sua escência, sendo gênero é uma construção social baseado nas diferenças sociais perpassando nas dimensões de classe, raça/etnia e idade/geração, dimensões valorizadas conforme cada sociedade. Por isso vamos falar das diferentes formas e modo de ser e ver homem e mulher na: balada, outdoor, vestuários,shopping, trabalho, praia, etc.

No pagode: desvalorização da mulher (as piriguetes, cachorra, metralhada...),

4 comentários:

  1. O BLog é muito interessante e Cultural,pois chamou a minha atenção e com certeza de muitos Nordestinos, para importância da letra da música,porque nos Nordestinos não paramos para pensar realamente da nossa Orgiem, da questão de deixamos nossa terra natal( rural) e muitas vezes nossa familia, para buscarmos melhorias de vida e nosso sustento na Cidade grande(urbana), que 90% dos sertanejos não consegue alcançar seus objetivos.Outro ponto interessante que cham
    ou minha atenção é sobre o trecho que fala dos olhos verdes de Rosinha,que quer dizer o tão sonhado verde do sertão.


    JOSELITA E TATIANE estão de PARABÉNS pela criação desse BLOG tão rico em informações. muitooooo bomm mesmo nota 1.00000000000000

    ResponderExcluir
  2. Outro ponto interessante, que hoje em dia nao se faz mais musicas que retrata a nossa origem.e sim para negredir a imagem da mulher, como por EX: VAZA CANHÃO, TODA ENFIADA, TUDO ATÉ O TALO, é o pior que a maioria toma isso como elogios.


    Ainda bem que tem pessoas como JOSELITA E TATIANE inteligentes para chamar a atençao, para as letras das músicas.

    ResponderExcluir
  3. Observe que a divisão sexual como base nos gêneros aparece também nas classes populares, mas não sei (aí mereceria uma pesquisa) se a configuração é idêntica ao da classe burguesa. Apesar de percebermos uma estrutura semelhante, caberia identificar nessas relações se existe assimetria ou não. De qualquer sorte, a contingência irá remodelar e criar uma outra resposta a uma realidade hostil de migração forçada. Quais as consequências disso?

    ResponderExcluir
  4. Eu achei que a escolha da música não ajudou vocês a explorarem mais as questões de gênero já que a referência à mulher é muito rápida.

    ResponderExcluir